10 fevereiro 2008

PESCA I

No comentário anterior ficou assente que para 2008 as licenças ainda não têm data marcada de emissão. Os resultados da safra anterior não foram nada animadores e por isso mantive-me na pesca, mas com outras artes.
Esta é a minha nova forma de pescar. Em tudo é uma cana (mas metálica) com um íman na ponta, em vez de anzol, altamente eficaz no peganço e com um poder de atracção bem mais forte e aqui, quando "pica" nunca falha.
As águas essas, são outras. As ruas, passeios, becos e vielas de Setúbal, são o meu mar e o meu rio, em vez de bote ou amurada há as botas e os sapatos e as vastas marés de "penantes", quilómetros a dar c'um pau e acima de tudo, há sempre safra, tantos e tais pesqueiros, rotulados de jeitosos e daí para cima.
Quais ?? Questionam-se ... !!! Eis alguns, mas não todos...
Paragens de autocarros, esplanadas, cabines telefónicas... (deixo para mim as mais aliciantes, ah ah...ah).
E perguntam vocês?? E as provas!!! Vejam:


11 -Onze- 11 espécimens, os mais variados... Peixe-rosca (2) Peix'anilhas (6) Peixe-lata (2) e ainda... Peix€uro (1). De notar que este último foi quase apanhado no tamanho mínimo, dois cêntimos.
Para reforçar o pormenor, agora, mais de perto:


Como vêm, expectativas alcançadas.
Esta cana já a tenho em ensaios desde 2007, meados de Março... por aí... mas em total secretismo, não fossem as revistas da especialidade bisbilhotar e captar as tais fotos-espias, que deitam por terra os melhores planos.
O ensaio mais espectacular foi o ocorrido em Tróia. Fui lá com uns amigos do Porto (Odete e Neves) para lhes mostrar a revolução paisagística que ocorria (pela mão do Tio Belmiro) e, porque tudo estava em obras (aliás como hoje), quando a dada altura o portento desta cana deu um safanão formidável, desviou-me um olhar para direita, estaleiro fora, para eu ficar grudado num já belo exemplar de um peixe-nota (medida 20 €uros) que batalhava contra o vento e pedia um insistente e dramático apelo, apanhem-me... apanhem-me... E eu apanhei-a (ainda não encontrei íman para papel).
No regresso, lanchámos no franchising das "Tortas de Azeitão" junto ao Quartel do Onze e consumimos o "peixinho" todo, para gaudio daqueles meus amigos que não paravam de exortar as propriedades das minhas novas artes...
Inté...

No regresso

Sem comentários: