17 janeiro 2006

MUDAM-SE OS TEMPOS......

1967 ?? 1968 ??? Por aí...
Um dia, numa paragem de autocarro, um miudo dos seus 13/14 anos resolveu fazer paragem ao mesmo de uma maneira diferente. De mãos nos bolsos há que levantar uma das pernas.
Para além de mim, miudo igual mas menos inspirado, outras pessoas cumpriam o ritual ( tal como eu ) dos seus empregos. Cedo, bastante cedo...
O autocarro parou abruptamente abriu-se a porta e o motorista, nítidamente incomodado com a atitude, saíu directo ao moço e záz !!!!! prega-lhe uma grande chapada: - Quem julgas tú que eu sou?? Algum animal??... e em cima desta mais um puxão de orelhas, e não entrou naquele autocarro, com a firme aquiescência de todos aqueles adultos... sim senhor !!!!
Ficou-me na retina. Pelo modo como fui educado, nunca, mas mesmo nunca, teria feito uma coisa daquelas.
Era assim que as coisas funcionavam.
Hoje, no ano da graça de 2006, estavamos nós ( esposa e outros ) a aguardar o autocarro. Na fila, umas quantas pessoas ( era o autocarro Jumbo/grátis/Setúbal ) esperavam que o motorista abrisse a porta.
Dois jovens escolares, dentro daquela mesma idade, entraram no veiculo sem passarem "píveda" aos que ordeira e naturalmente esperavam a sua vez. Desse instante a esta lembrança foram uns microssegundos... fantástico !!!! Nem tempo houve de os interpelar e a educação de agora.... enfim.
Enfim... falhou a educação dos jovens, eventualmente dos pais, eventualmente dos professores ou então, estes códigos de conduta nem sequer são já ministrados.
Enquanto reflectia sobre isto, chamou-me a atenção para uma pessoa ( mais idosa do que eu ) que ao entrar e enquanto galgava o degrau, deixou cair a sua bengala... O motorista da empresa que se encontrava a "instruir" o novo companheiro quanto ao itinerário a tomar, interrompeu ( ou viu interrompida ) a sua conversa e durante uns segundos acompanhou visualmente o evidente esforço que o passageiro fez para naquela posição ( um pé num degrau e o outro já no interior, agarrado ao varão metálico ) apanhar a sua bengala, sem esboçar um único e mínimo gesto de colaboração.
Ah!!!!!!!! já me esquecia !!!!!!
Esse motorista era mais velho do que eu e não sei se seria mais novo do que aquele passageiro.
Reflictamos sobre isto.

MUDAM-SE AS VONTADES ......

2 comentários:

∫nês disse...

Educações não se vêm por fora, nas idades, mas sim por dentro, onde aí, sim, temos (ou não) a maturidade de uma idade que não se vê.

Anónimo disse...

Estamos numa era em que o comportamento social, em geral, mas especialmente da juventude, tem padrões duvidosos. Ora vejamos e falando dos jovens´
-mesmo a chover recusam usar guarda-chuvas.
- muito frio e apesar de alguns agasalhos, as barrigas mantêm-se descobertas. Ou então os decotes e saias curtíssimas, levam-nos a ficar roxos...
Para ajudar o próximo ou cumprir regras...aí infelizmente são de todas as idades..................