17 outubro 2005

BREJEIRICES

Mercado de Ovar, sábado, em véspera de eleições autárquicas.

Muita gente a vender, muita gente a comprar e bastante gente a passear por entre as tendas, bancas e balcões de comes-e-bebes.

Era o meu caso, quando acompanhava a minha família naquele ritual.

A dado momento paramos na área de mercado propriamente dito ( dos frangos, das couves e batatas, frutas e quejandos ) e ali fiquei a olhar em volta ao de redor de toda aquela azáfama, pessoas e comportamentos ( tal como a minha Fatinita ( Casaco Amarelo ) diz… é muito agradável e interessante ver os comportamentos e atitudes das pessoas….então nos aeroportos !!!! )

De repente um curioso diálogo entre duas vendedeiras despertou-me a atenção, apurando o ouvido:

- Pois é ??? A minha já não dá… já é velha !!!

- Num dá ??

- Não. A minha já não dá mas a sua é bem mais nova e dá “grelo” concerteza… A minha é que não dá !!!

Virei-me e deparei com as duas senhoras, já nas casa dos 60 anos, ou perto, alimentando aquela conversa.

Reparei então que vendiam sementes de leguminosas e uma delas tinha na mão um punhado delas onde espetava um dedo e as separava para realçar a “qualidade” do produto.

Esbocei um sorriso ( em que estaria eu a pensar ?? ) e uma delas dando um toque de braço na outra, repetiu… sorrindo:

- A minha, já é velha, já não dá grelo… não senhora….

2 comentários:

∫nês disse...

Malandreco... ou deverei dizer, malandreca? :)

Fadalê disse...

Penso que os dois estavam em "rota de colisão" no que diz respeito ao que lhes ia na alma, não???!!!!