21 maio 2006

A ponte é uma passagem

Para a outra margem, lá diziam os "Jáfumega" na canção.
Lembram-se de ter falado sobre uma ponte que estavam a construir lá no local paradisíaco que frequento, tanto quanto posso ?? Aliás, tal lugar tem sido objecto do meu dizer neste blogue pelo que de bem nos faz, a mim e à minha cara-metade.
Enquanto a "pequenada" se geria sob o nosso tecto, também para elas este local lhes fez bem, muito bem mesmo.... ao ponto de, agora cada uma em sua casa, o citarem sempre com saudade e nostalgia ( da filha que está longe, muito longe... ) e da filha que em sua casa ( está muito perto de nós ) anseia por lá passar uns dias, lembrando-se dos tempos em que "pigoitávamos" por lá.
Quanto à ponte(zinha) a substituir uma precária passagem do ribeirito, vamos às imagens:

Antes:
Depois:
Acabadinha de construir esta ponte assegura o frenético correr do ribeirinho alentejano que, tal como o "Basófias" de Coimbra, desafia as leis do caudal.
No Outono vai recebendo águas e no Inverno, corre mais ou menos depressa e cheio e depois, na Primavera, dá-lhe a preguiça e seca (ano passado foi assim) e por fim no Verão, deita-se e fica a ver as pessoas a passar o seu vau, à sombra da frondosa árvore que lhe acalma o calor da terra seca, estaladiça.
Dá para mais umas tomadas de cena... vejam:




e assim ficamos a perceber a "enorme" evolução do lugar.
O marco geodésico fica à mão e em segurança, o caminho grande tem uma passagem firme e eficaz e até os homens que levam o gado para as pastagens não têm que galgar a "ribêra" em equilibrismo pois ela "nã vá cheia" nem o amor (deles) está na outra banda, também como diz a canção.

Como vêem, nada como passar por lá e ver como está a coisa ( qualquer dia dou-vos as coordenadas.... cshcshcshcshcsh....hihihi... qualquer dia.... lá para 30 de Fevereiro... cshcshcsh..)

E nada como deixar no ar um "cheirinho" no ar...... vejam:












Meu Deus.... como gosto disto......

Deliciem-se.

2 comentários:

∫nês disse...

Tenho que ir até aí fazer a inauguração da ponte :)

Fadalê disse...

ela só abriu "oficiosamente". Espera-se a tua presença para cortar a fita.