17 novembro 2005

A PONTE DO TRECO TRECO I


Na minha última visita à cidade do Peso da Régua, entre acaloradas conversas com as minhas ( belas ) sobrinhas, naturais dessa ( também bela ) cidade e região, veio a baila um tema algo misterioso, esotérico até, enleado nas reminiscências... as de agora...do nosso actual espaço físico e de outras que nos remeteram para áreas mais etéreas e que se prenderam com o facto de haver, ou não, reencarnação e se sim... bom !!!! Assunto de discussão para largo tempo, horas talvez mas... esse mesmo tempo atalhou-nos o passo e tivemos que fazer pausa. Não sem que ficasse no ar uma pesquisa sobre uma ponte antiga, de ferro, que desembocando no lado de lá na curva do Torrão se me afigura, desde sempre, um pequeno mistério.
Ou seja..
A minha querida sogrinha ( infelizmente já ausente ) contava que para se passar por lá se pagava uma pequena portagem ( ou pontagem, lol :) )... coisa de tostão ou meio tostão... vejam só.
Este que subscreve estas palavras tem a firme certeza, de que passou por ela, nos passeios que
seus Pais davam então, saídos do Porto para tantos outros lugares.
Segundo os cálculos e projecções de idade, a minha ( 52 primaveras...não é velhice... mas sim evolução....) não dava para que tal tivesse sucedido.
Olá!!!!! Nada de teimar, não senhor!!!
Deixámos no ar todas as hipóteses ( mesmo a menos terrena ) e comprometi-me, perante aqueles lindos olhos e entusiasmo, a fazer as minhas diligências e leituras sobre a matéria para, à posteriori, voltarmos ao tema.
Para já, estou em contacto net com a Câmara Municipal para sorver algumas informações que me possam ajudar e a par deste procuro leitura adequada onde puder.
Se a ponte ( como diz o poeta cantor ) é uma "miragem" para a outra margem... poderá ser também uma "passagem" e aqui fundir-se-ão ( e confundir-se-ão ?? ) as duas áreas do nosso suporte de vida. A física e a espiritual....
Espero ter o maior sucesso na pesquisa pois... antevejo vivas e acaloradas conversas...
Aguardem, então e por favor, pela parte II deste assunto, que espero venha a contento de todos.
E assim fica no ar o mistério do "treco - treco" expressão que define o barulho dos pneus sobre as traves de madeira e que ainda paira na minha memória.... e esta !!!! heinn!!!!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Foram umas conversas mto agradáveis e engraçadas!
Agora só falta o desfecho da ponte.... :-D
Ivone

Fadalê disse...

Passo a passo. lá iremos....

Anónimo disse...

E então, ainda não temos novidades?
Depois daquele almoço fiquei curiosa para saber se o tio sempre passou lá e pagou a respectiva "portagem"...
Bjinhos Zé